Os perigos de fazer exercícios com Ar Condicionado Ligado

cuidados ao realizar exercícios em ambientes climatizadosOlá, no artigo de hoje queremos alertar os nossos técnicos o ricos que a má regulagem dos aparelhos de ar podem causar a saúde.

Vamos falar mais precisamente dos ambientes onde as pessoas precisam de uma boa qualidade do ar como de uma temperatura adequada. Me refiro as academias de ginástica e musculação.

Um bom ar deve estar na temperatura adequada

Mesmo considerando que a Organização Mundial da Saúde reconhece que a prática de atividade física é um dos pilares para uma boa saúde e define o sedentarismo como um dos principais fatores de risco a causa de muitas doenças.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados, a fim de obter um resultado satisfatório e se certificar de que os exercícios não constituem risco  e prejudiquem à saúde.

Assim como nos atentamos com cuidados ao tênis que usamos, hidratação, recuperação, alimentação pós e antes treino, o clima onde treinamos também deve estar de acordo, para um bom desempenho acontecer e neste caso estamos falando sobre a utilização de Ar Condicionado na academia para uma melhor climatização.

Os efeitos da falta de bom senso

Muitos gestores e clientes de academias, impulsionaram a popularização no uso do Ar Condicionado para a climatização destes ambientes, sem levar em consideração os possíveis riscos e desvantagens que o mesmo oferece.

Como efeito  do exercício, a frequência respiratória, a frequência cardíaca e a temperatura corporal sofrem elevação, o que aumenta a ventilação pulmonar e altera as condições no meio interno.

Por consequência destas adaptações do organismo, o sistema imunológico sofre uma baixa temporária em suas defesas, e associando-se ao aumento da ventilação pulmonar, num ambiente com Ar Condicionado instalado onde o ar circulante não é trocado com o meio externo, o indivíduo fica vulnerável a ação infecto contagiosas de micro-organismos, o que apresenta grande risco para a saúde.

Tomando consciência e agindo para o bem físico de todos

Um ambiente climatizado não é necessariamente, um local com Ar Condicionado, mas sim um espaço que proporcione conforto em condições, e este pode ser criado por meio da ventilação natural, desde que sejam levadas em consideração as variáveis locais, como clima, temperatura, direção dos ventos etc.

O ar condicionado na academia pode ser interessante para manter o ambiente livre da poluição externa, desde que os filtros estejam sempre bem limpos.

Os maiores problemas do condicionador de ar para a saúde  estão  nas bactérias e nos ácaros que se acumulam no aparelho e se proliferam pleo ar se os filtros estiverem sujos, causando inflamações e infecções das vias respiratórias.

Estes equipamentos, seja ele de que tipo for, também desidratam o ar, o que resseca o muco e afeta as vias aéreas dos esportistas, prejudicando o desempenho.

A diminuição da temperatura ambiente também irá provocar a diminuição da umidade relativa do local, um dos motivos pelos quais a maioria das pessoas não transpira durante a prática esportiva em ambientes climatizados artificialmente.

Para prática de atividade física a diminuição da temperatura, é perigosa, pois nesses ambientes a população é muito heterogênea, podendo estar presentes pessoas gripadas, por exemplo. Por isso chamamos a atenção para o uso de ar condicionado na academia.

Resumindo o dilema do Ar condicionado em ambientes de exercícios

Talvez o ideal nestes ambientes seria a utilização da ventilação natural ou da ventilação mecânica, que além de aproximar a temperatura ambiente da temperatura externa, favorecem a renovação do ar.

Em casos onde isto não é possível uma adequada manutenção dos aparelhos aliando ao bom senso ao definir a temperatura é a melhor opção

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *