Qual a temperatura ideal do ar condicionado?

temperatura ideal dp ar condicionado

É comum em muitos ambientes como escritórios ou até em casa mesmo a briga para definir a temperatura ideal do ar condicionado.

Homens geralmente querem menos graus enquanto as mulheres preferem algo mais ameno.

O que pouca gente sabe é que exitem normas oficiais que determinam qual deve ser a temperatura nos locais de trabalho.

Normas das temperaturas dos condicionadores de ar

Uma delas é  norma “A NR17” elaborada pelo Ministério do Trabalho.

Está normalização determina que a temperatura do local de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como: analises, laboratórios, serviços de escritórios, desenvolvimento de softwares ou análise de projetos  tenham uma temperatura regulada entre 20 e 23 graus centígrados. A ANR14 também determina que umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos quarenta por cento.

Outra norma existente em relação as temperaturas dos ambientes é a “ISO 9241“. Esta normalização sugere uma temperatura de 20 a 24 graus durante o verão.  E de 23 a 26º durante o inverno. Já quanto a umidade do ar esta regra da ISO indica entre 40 e 80%.

Uma curiosidade sobre esta norma é que ela determina até a velocidade do vento que sai do aparelho de ar condicionado. Na norma está escrito que a potência do vento emitido pelo aparelho não deve ser superior a 0,75 m/s. Que coisa não?

Chegando a um meio termo

Entretanto, independente das normas as temperaturas acima descritas nunca vão agradar todo mundo. Neste uma alternativa é posicionar as pessoas no ambiente de acordo com a sua sensação térmica.

Onde as pessoas que sentem mais frio ficam mais afastadas do ar permitindo assim aos calorosos(ou friolentos) sentirem mais diretamente os vento expelido pelos condicionadores de ar.

Se nada disto resolver o jeito é voltar para o velho e “bom” ventilador, o que você acha?

Concluindo

Espero que este artigo tenha sido útil. Certamente este assunto da temperatura vai continuar sendo uma polemica por muito tempo. É estranho ver que algo que foi criado para resolver um problema acaba gerando outros. O ser humano é um bichinho enjoado mesmo, nunca está satisfeito.

Continue com mosco, leia outros de nosso artigos sobre e uma boa semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *